quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Resumo de Megaranger

Depois da ficha que elaborei anteriormente deste Super Sentai de 1997, agora vamos ao resumo e análise da história...

INTRODUÇÃO

Megaranger foi o 19º Super Sentai produzido pela Toei Company, entre 14/02/1997 a 15/02/1998, com o total de 51 episódios. Exibida pela TV Asahi, as sextas-feiras as 17h30. A série mudou de horário e dia de exibição a partir do episódio 8, aos domingos, as 7h30.

HISTÓRIA

Quando Kenta Date finalizou um jogo de videogame chamado Megaranger, a compania INET o convidou para uma visita aos seus laboratórios. Um grupo de estudantes também fora selecionado para a visita. Naquele momento, a clã maligna Nejirejia saiu de outra dimensão para iniciar ataques no planeta Terra. Justamente a base visitada foi o primeiro alvo. Com o perigo iminente, Kubota revela que na verdade este jogo fazia parte de uma seleção para integrar a equipe da INET. Assim se viu forçado a entregar os Digitizers a 5 jovens. Além de Kenta, Koichiro, Shun, Chisato e Miku completam a equipe.

Obrigados a abandonar a sede da INET, que iria explodir, eles decolam da nave Mega Shuttle para o espaço.
No percurso, o professor Kubota explica que a nave faz parte do projeto Mega Ship, criado para se defender de invasores da segunda dimensão. Depois, ele explica que os símbolos nos capacetes representam as habilidades de cada um.

Mega Red – Computador.
Mega Black - Satélite.
Mega Blue – Televisão digital.
Mega Yellow – Câmera Fotográfica.
Mega Pink – Telefone celular.

Kenta já mostrava ser um líder não convencional. Enquanto comia yakiniku (uma comida coreana), ele se enturmava com os amigos.

Mas nem tudo ia bem. Várias construções iam sendo distorcidas pela força da outra dimensão.

Surge nos céus uma base gigante. Nela está Bibidebi, um pequeno ser branco sorridente que dissemina um vírus com mordidas para aumentar os monstros; Shibolena, uma andróide responsável por elaborar estratégias; Yugande, um robô com corpo negro e linhas eletromagnéticas verdes, além do Dr. Hinelar, que no passado era cientista e trabalhou com Kubota na INET em um projeto interdimensional. Foi sugado para outra dimensão e abduzido por Javious, um ser que aparentemente tinha a forma de um olho. Assim assumiu outra identidade e ganhou poderes.

Então, Hinelar declara aos humanos que a Terra está sob os domínios de Nejirejia e quem se opor será distorcido e esmagado.

Neste perigo iminente, os 5 se transformam e iniciam a batalha contra Einejire e o derrotam. Mas era apenas o começo...
Koichiro/Mega Black até então mostrava mais espírito de liderança que Mega Red, mas deixou a fraqueza tomar conta de si quando recebeu nota baixa no colégio. Quase desistiu de continuar os estudos por não conciliar as tarefas escolares com as atividades de Megaranger.

Teve seu visor quebrado por Yugande, que usou da sua força bruta, com sua espada e habilidade em separar a cabeça do corpo. Kenta então ensinou Koichiro a importância do espírito de equipe. Ele se fortaleceu e atraiu Chisato/Mega Yellow. Fotógrafa, tinha muita ligação com as crianças. Aos poucos mostrou o seu talento como cantora. Tinha rivalidade maior com a vilã Shibolena, que se disfarçava de humana algumas vezes para passar despercebida.

Yugande aumentou de tamanho por vontade própria e foi derrotado posteriormente pelo robô de Megaranger, o Galaxy Mega, logo reviveu mais forte ainda, com novos implantes mecânicos e uma espada mais poderosa.

Assim Shun/Mega Blue passou a elaborar a maior parte das táticas da equipe. Mostrava habilidade incomum no computador e também tinha aptidão para tocar flautas. Ele era admirado por Miku/Mega Pink. Ela, mais alegre e descompromissada, ao mesmo tempo que gostava de comer, se preocupava com seu peso.

Por outro lado, para surpresa de todos, surge Guirail, enviado por Javious para ser o novo comandante do império. Com métodos totalmente diferentes, onde até mesmo crianças eram usados como defesa para os golpes inimigos, além de distorcer as dimensões e se teletransportar.

Enquanto lutava ao lado de Yugande contra os Megarangers, Guirail inesperadamente passou a atacá-lo. O dominou, se fundiu de modo a se tornarem um só (Giga Guirail). Quando fora atingido pelo golpe final do Super Galaxy Mega, se separou para colocar Yugande à sua frente.

Hinelar se revoltou com a atitude covarde de Guirail e lhe deu uma pílula, que aumentou demasiadamente seu poder, porém o Dr. passou a controlar sua mente.

Guirail resistiu e danificou muito o Super Galaxy Mega, o que obrigou os heróis a abandonarem aquele robô e voarem pelo Delta Mega para a base na lua onde estava sendo criado o Projeto Mega Space. Com o novo Mega Voyager, finalmente destroem Guirail.

Um misterioso homem chamado Yuusaku revela que sabe das identidades secretas dos Megarangers. Ele fazia parte da INET. Depois, para surpresa de todos, se transformou em Mega Silver as pressas quando precisou salvar os heróis. Havia a limitação de 2.5 minutos para se transformar, que posteriormente foi retirada, assim sua ajuda passou a ser integral. Ele mesmo criou o Mega Winger, um novo robô.

Depois surgem os Nejirangers. A princípio, eles imitaram os movimentos dos heróis de suas respectivas cores. Assumiram suas formas civis para se disfarçar entre os humanos.

Shun elaborou a estratégia ideal para derrotá-los, baseando o ataque de acordo com a cor e características dos inimigos.
Depois de mortos, os Nejirangers assumiam suas formas reais ao se tornarem gigantes. Como foram feitos com o DNA de Javious, seus danos também afetavam o principal vilão, esse era o trunfo de Hinelar para reinar o império.

Mais para o final, Shibolena morreu ao tentar proteger Yugande de um ataque de Mega Red. Dr. Hinelar descobre vários dados de Megaranger e localiza a base na lua.

Yugande ganha uma nova e mais poderosa armadura, vermelha, ataca esta base e força os 5 a fugirem. Yuusaku permanece na base lunar para trabalhar no reparo das Voyager Machines que foram enterradas nos escombros pelo impiedoso vilão. Ele termina o reparo de Mega Voyager e envia aos aliados, que conseguem retornar a Terra.

Hinelar se transforma em um monstro. Utilizou a própria fortaleza para formar o robô Death Nejiro, que podia regenerar o seu braço mesmo depois de perdê-lo e eletrocutar o inimigo.

Ele aciona o poder de auto-destruição e a batalha final ocorre nos céus, com Megaranger a todo custo impedindo que a cidade sofra danos. No final, eles sobrevivem e são graduados.

ELENCO DE ATORES

Hayato Oshiba: Kenta Date/Mega Red
Atsushi Ehara: Koichirou Endou /Mega Black
Masaya Matsukaze: Shun Namiki /Mega Blue
Eri Tanaka: Chisato Jogasaki /Mega Yellow
Mami Higashiyama: Miku Imamura /Mega Pink
Shigeru Kanai: Yuusaku Hayakawa /Mega Silver
Satoru Saito: Eikichi Kubota
Asami Jo: Shibolena, Hizumina
Tetsuo Morishita: Hinelar
Takumi Hashimoto: Jiro

DUBLÊS

Mega Red – Kazutoshi Yokoyama
Mega Black – Jirou Okamoto
Mega Blue – Seiji Takaiwa
Mega Yellow – Yuuichi Hachisuka
Mega Pink – Naoko Kamio
Mega Silver – Hideaki Kusaka

STAFF

Produção: Kenji Ōta, Shigenori Takadera, Naomi Takabe, Kōichi Yada
Direção: Takao Nagaishi, Ryuta Tasaki, Akira Takemoto, Masato Tsujino
Roteirista principal: Junki Takegami


MÚSICAS - CANTORES

Temas de Abertura:
Denji Sentai Megaranger - Fuuga Naoto
Megaranger The Cyberdelix - Mickey
Temas de Encerramento:
Ki no Sei Kana - Fuuga Naoto
Bomb Dancing Megaranger - Hiroko Asakawa

Outros:
Aoi Akuma no hohoemi - Jo Asami
Bibi! Bibidebi da debi! - Seki Tomokazu
Cosmic World - Ooki Lisa
Cysberslyder TMY (Tyo Mega Yorosiku) - Takao Naoki
Denji Gattai Galaxy Mega – Fuuga Naoto
Digdug Digitank - Sakai Norio
Don’t Stop Mega Silver - Takao Naoki
Eighteen, eighteen – KAT
Ginga wo mamore! Mega Voyager - Sakai Norio
Gonin de Megaranger - Digiken Five
Install! Megaranger – Fuuga Naoto
Ki no sei ka na - Fuuga Naoto
Mighty Megaranger - Sakai Norio
Multiweapon me ga hanasenai - Takayama Shigetaka
Odoro yo battle ~ ore tachi no subete ~ - KAT
Watashi rashiku ashita e - Tanaka Eri

CURIOSIDADES

- A série foi adaptada no ano seguinte, a 6ª temporada de Power Rangers, intitulada Power Rangers no Espaço, série exibida no Brasil pela Fox Kids (hoje Jetix) e pela Rede Globo.
- Hayato Oshiba, o Kenta Date/Mega Red, posteriormente foi o Detetive Tarou Kakio em Hurricanger e participou de 2 episódios de Kamen Rider Den-O.
- Masaya Matsukaze, o Shun Namiki /Mega Blue, participou também de Hurricanger, como Katsuya Misaki.
- Eri Tanaka, a MegaYellow/Chisato Jogasaki, fez uma personagem regular em Kamen Rider Kuuga, a policial Nozomi Sasayama. Apareceu em Boukenger como a mãe da personagem Natsuki/Bouken Yellow.
- A atriz Mami Higashiyama, a Miku Imamura/Mega Pink, posteriormente participou do especial Gaoranger VS Super Sentai, onde fez a mesma personagem. Em Boukenger, interpretou Kei Takaoka, mãe do personagem Eiji Takaoka/Bouken Silver.
- Shigeru Kanai, o Yuusaku Hayakawa /Mega Silver, interpretou Daisaku Katagiri/G-Stag em B-Fighter.

Um comentário:

Neoerick disse...

Muito legal mesmo. Aprendi muito com a sua matéria dos Mega. Quando fazer mais um review me dá um aviso blz! Parabéns!