quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Chojin Sentai Jetman - Review




Jetman é uma grande série, que trouxe vários aspectos e elementos novos para o gênero. Com certeza o melhor Super Sentai já produzido.

O INÍCIO...
A energia Birdonic fora descoberta pela equipe da SkyForce, que tinha por objetivo implantar em seres humanos. Só que a base foi atacada por Vyran e Rie foi sequestrada. A energia se dissipa e atinge aleatoriamente os membros restantes, assim a comandante e o líder vermelho saem a busca das pessoas que foram atingidas.

CARACTERÍSTICAS DOS HERÓIS E VILÕES
Ryu se mostrou um lider muito determinado, que expõe a emoção e não se desvia dos objetivos. Era o pilar central do triângulo amoroso com Rie e Kaori.

Guy
tinha personalidade forte, tanto que relutou inicialmente para se tornar membro da SkyForce, seguindo o estilo lobo solitário.

Raita é mais simples e tranqüilo, como um homem do campo.

Kaori a moça rica e tímida, que não transmitiu muito na série para mim.

Ako, a acadêmica de uma escola, se mostrou mais simpática e fez um bom papel, porém não teve muito destaque.

Em compensação a primeira comandante feminina na histórias dos sentais, Aya Odagiri, se sobressaiu muito, por ter criado os mechas e inclusive pilotando Jet Garuda quando necessário.

Radiguet é o que desprezava a ajuda dos outros e procurava sempre agir sozinho.

O integrante mais parecido com humanos, que gosta de vinho e música, Grey, foi fiel a Maria até o fim.

Toran, que por várias vezes foi ridicularizado pelos próprios integrantes do império, evoluiu e se tornou Toranza. Não só passou a elaborar estratégias, mas também se posicionou como o grande imperador exigindo total devoção dos subordinados.


HISTÓRIA
Jetman sem dúvida é o sentai em que estão mais expostos os lados humanos dos personagens. A trama toda foi centrada em relacionamentos. O núcleo principal era o amor de Ryu por Rie e a rivalidade com Guy pelo amor de Kaori. A grande amizade entre cada integrante foi outro ponto alto.

Pelo lado oposto, tivemos a luta pelo poder no império Vyran, sendo que por muitos episódios não havia um líder definido, tamanha era a concorrência.

Houve muitas quebras de clichês, como a ausência maior dos soldados inimigos e do narrador; a maior seriedade, com poucas crianças participando; lutas paralelas, sem seqüências de acordo com as 2 metades dos episódios; heróis no comando dos robôs sem necessidade de se transformar; entre outros.

Há de se destacar a saga dos guerreiros "Ura Jigen Dimenshia no Senshi", com Rei (ator que interpretou Bun em Flashman) como líder, Kanna (atriz que fez Momoko em Maskman) e Dan (Triceraranger em Zyuranger):


Kanna, Dan e Rei.

O maior plano de Toranza, o Majin Robo Beronika, trouxe um novo gás para a série. Muito resistente, este absorvia energia dos humanos capturados e presos em seu interior para se tornar mais poderoso. Esteve presente nos episódios 45 e 46:




Entre os mais agradáveis fillers é um sobre o monstro que foi feito da mistura de um bicho de pelúcia com restos de lixo e que foi sacrificado por se tornar malvado.


Gomijigen, que aparece no ep. 21

Como nem tudo é perfeito, a série tem alguns episódios irritantes, como o que o Raita come tomates, para mim o pior e mais bizarro da série:



Tomato Daio surge no ep. 46

Outros destaques são a formação Neo Jetman, que foi destituída pela arrogância e prepotência principalmente do seu comandante:



O quinteto inimigo Shadow Jetman, outra novidade. Na imagem, a luta de Red Hawk contra o inimigo:



Tivemos também a saga de Mu, Ramon e Gorg, três inimigos muito resistentes que deram muito trabalho:




FINAL

Um parasita criado por Radiguet deu origem ao ser vampírico transmutado em Maria, que passou a atacar Ryu e toda a população.




Rie voltou a sua consciência. Para salvar Ryu, fincou a espada nas costas de Radiguet, mas foi assassinada em seguida, pelo próprio:


Toranza foi derrotado por Jetman e posteriormente por Radiguet. Teve a espada cravada em uma de suas mãos, ficou com problemas mentais e terminou no sanatório... Foi o único vilão que não morreu.

A luta de Guy contra Grey fora épica, pois ambos eram muito leais em combate. Houve até uma quebra no capacete do herói. O desfecho foi com tom de melancolia, com a morte do inimigo e o Black Condor acendendo um cigarro em sua boca.



A batalha final foi muito dramática. Radiguet se transformou no gigante Raguen...



Red Hawk chama Jet Icarus. Raguen mostra muita resistência aos seus ataques. Jet Garuda aparece e após o gattai, Jetman no comando de Great Icarus continuam inferiores ao vilão, que assume uma nova forma:



Tetra Boy surge para ajudar, golpeia o inimigo exatamente em seu ponto fraco - o mesmo local em que fora atingido por Rie - porém em seguida sofre um ataque mortal e seus 2 braços são arrancados:



Icarus, tem o seu braço arrancado, mas permanece em pé. Garuda, com apenas Ryu no comando, segura Raguen. Após as aclamações do líder vermelho, seus companheiros decidem golpear o monstro mesmo com Ryu podendo morrer, assim Garuda tem o seu corpo perfurado.



Todos se salvam, definitivamente Vyran é aniquilado. 3 anos depois, Ryu se casa com Kaori:



Guy morre esfaqueado por um bandido. Uma das cenas mais tristes que pude presenciar em tokus, ele sentado em um banco observando Ryu e Kaori recém-casados e felizes, tendo que disfarçar a dor para não quebrar o momento especial dos 2. Depois ele chama Ryu para sentar-se ao seu lado e finge que está tudo normal, mesmo sentindo muitas dores. Tudo isso somado ao fato de ter perdido sua amada definitivamente.



E assim termina esta excelente série, muito recomendada por todos os motivos descritos.



Nenhum comentário: